Adam's Apple | October 22, 2017

Scroll to top

Topo

Sem Comentários

Aumenta a fraude na pesquisa cientifica

Aumenta a fraude na pesquisa cientifica
Dan de Barna
  • 8 de outubro de 2013
  • http://www.adamsapple.com.br/

Estudos estatísticos mostram que o aumento do nível de corrupção na comunidade científica é comparável a qualquer outra área da sociedade (política, organizações religiosas, etc.).

Em uma sociedade com uma crescente perda de valores morais, o <<vale tudo>> para obter prestígio e dinheiro, tem influenciado os cientistas, muitos dos quais colocam seus objetivos pessoais acima da busca do conhecimento.

Tudo indica que a famosa fraude científica do Homem dePiltdown e o fraude da Biston betularia, entre outras fraudes evolucionistas famosas do passado, são parte de uma tendência social que faz o impossível para defender o status quo, porque não quer perder o prestígio nem a influencia conseguidas.

Confrontados com este fato irritante, os cientistas tentam minimizar o problema, considerando-o anedótico.

Assim, um biologista disse: <<Assumindo que escaparam até 10 vezes mais dos que aqueles que dizem que são falsos (20.000 no total) não é mais do que 0,1 % do total de artigos publicados. Além disso, vamos supor que eles tenham sido 2.000 por ano desde 1975 (um total de 76.000 artigos). Isso não é mais do que 0,38% do total de artigos publicados>>.

No entanto, o problema não é só em números, mas na influência que o conteúdo desses artigos falsos, publicados em revistas claramente evolucionistas, exerce sobre os cientistas que usá-los em novas pesquisas.

Os alunos também usam estas pesquisas como base para a sua formação, sem que, em muitos casos, tenham possibilidade de perceber até que ponto eles são guiados por informações falsas.

A extensão das conseqüências da fraude científica não é mensurável.

 

Veja a notícia completa:

http://www.elmundo.es/elmundo/2012/10/03/ciencia/1349254110.html

Enviar Comentário